campo-minado

Para a Segurança da Informação, hiperlinks podem ser um CAMPO MINADO!!

Autor: Luiz Vianna, postado em 28/03/2018 as 11:00
Hashtags: #phishing #spearphishing #fraude #golpe #saidessa #naoclica

Nem tudo que reluz é ouro!” e a Internet está repleta de campos minados.

Fui buscar na definição do termo Mnemônico o quanto ele pode representar de proteção ou exposição para a segurança das informações.

Mnemônico – Conjunto de técnicas para auxiliar o processo de memorização e consequentemente a fixação do aprendizado. Estas técnicas, quando associadas a sequências organizadas e estruturadas, comprovadamente auxiliam a memória humana na absorção dos conceitos ou o que precisamos reter.

Os mnemônicos podem ser criados sem qualquer regra formal na sua construção, mas representam uma forma lógica de associação. Em muitos casos podemos observar a sua utilização para construção de senhas fortes, onde a sua memorização torna-se mais simples. Exemplificando: mal=6a20Re_@121CP (este mnemônico representa: Matar Alguém igual 6 a 20 anos de reclusão no artigo 121 do código penal).

sopa-de-letrasMnemônicos são fortes aliados na memorização de conceitos e o mundo da TI (Tecnologia da Informação) adora e abusa na utilização de siglas. É possível construir textos completos utilizando-se dessa técnica quando não necessitamos de um aprofundamento maior dos conceitos. Ao falar de maneira superficial ou concisamente de um tema, o mundo da TI esbanja na sopa de letrinhas.

Mas o que isso tem a ver com segurança das informações?

A maioria dos textos que está disponível na Internet, quer seja através de um site ou mesmo no corpo de um e-mail, estão repletos de mnemônicos ou siglas que através de uma linguagem de marcação de hipertexto, o HTML - HyperText Markup Language (conjunto de códigos aplicados a um texto ou a dados, que contêm um marcador denominado de hiperlink) – que adicionam ou remetem para uma descrição mais detalhada de um termo em questão. Isto é muito bom, pois facilita muito na compreensão dos conceitos que, em muitos casos, estão sendo apresentados ao leitor pela primeira vez. Só que a comodidade e facilidade nunca foram aliadas da segurança e os hackers se aproveitam disso plantando armadilhas digitais e conduzindo o leitor para locais que não cumprem exatamente o objetivo esperado.

Paranoia? Talvez até seja. Mas é isso que nos mantêm atentos e “seguros”. Sempre que se depararem com hiperlinks nos textos, convém certificar-se de que eles os conduzirão para locais seguros. No entanto, nem sempre isto é fácil de identificar. Até mesmo por impulso, acabamos clicando e caindo em um campo minado. Portanto, a melhor forma de mitigarmos estes acontecimentos é termos uma eficaz solução de antivírus instalada e permanentemente atualizada em nossos dispositivos - computadores, smartphones, tablets, entre outros -, para que ela avalie previamente onde estamos pisando, assegurando a proteção necessária.

Para estas ou outras informações relacionadas ao tema segurança das informações entrem em contato com a 3Elos. Estamos à disposição para sugerir e propor soluções que os mantenham cada vez mais protegidos.

LEIA OS DEMAIS ARTIGOS DO NOSSO BLOG

https://www.3elos.com.br/blog/posts/pense-como-um-cibercriminoso.php

SAIBA MAIS SOBRE OS SERVIÇOS QUE PODERÃO AJUDAR SUA EMPRESA

https://www.3elos.com.br/servicos.php

s

 
 
 Rua São José, 90 - Sala 1301 - Centro
 Rio de Janeiro - RJ - 20010-020
 +55 (21) 2263-8135 / 99305-6056

 Linkedin 3Elos   Facebook 3Elos   Twitter 3Elos

Monitorado pelo WebWatch