navegacao segura celular

Top 5 Dicas de Navegação Segura

Autor: Diego Martins, postado em 20/06/2017 as 15:00
Hashtags: #conscientizacao,#phishing, #ransomware, #malware, #navegacaosegura

Atualmente ao sair de casa, a maioria das pessoas procura se proteger de assaltos, furtos e sequestros que assombram nossa sociedade. Muitos esquecem que, ao se conectar na internet, também estão "saindo de casa" e conectando-se com o mundo em alta velocidade, muitas vezes sem saber, abrindo portas de entrada que permitem a qualquer desconhecido mal-intencionado acessar arquivos e informações pessoais.

Com o uso dos smartphones e a dependência diária de dispositivos eletrônicos, acabamos conectados 24 horas por dia. Essa utilização diária requer atenção reforçada. Uma prova disso foram os recentes ataques com sequestro de arquivos (Ransomware) que atingiram, em larga escala, muitos usuários vulneráveis conectados à internet ao redor do mundo.

Para se proteger dos recentes ataques e dificultar os que ainda estão por vir, preparamos 5 dicas para proteger sua navegação na Internet.

1) Utilize a janela privada ou anônima do seu navegador

Nos navegadores atuais existe uma opção conhecida como janela privada ou anônima, que tem como característica não armazenar o histórico de navegação, usuário, senha e informações digitadas em formulários, nem mesmo cookies de sessão, ou seja, simplesmente elimina qualquer informação de navegação no seu computador ou celular após o fechamento da janela. Essa opção de navegação é extremamente indicada se você estiver acessando internet em locais públicos, onde a rede Wi-Fi está sendo compartilhada, pois mantém a sua privacidade.

Por impedir que suas informações sejam salvas, esta janela também é indicada para quem não deseja que anunciantes e sites de vendas rastreiem suas buscas e históricos que ficam armazenados na janela comum dos navegadores.

2) Instale programas apenas de sites confiáveis

Fazer download e instalação de programas não oficiais, pirateados ou de origem duvidosa, representa um alto risco ao seu computador, principalmente aos dados armazenados nele. Isso ocorre porque existe uma grande possibilidade desses programas conterem vírus disfarçados que podem danificar o sistema por completo. Por isso, é altamente indicado executar uma varredura de antivírus antes de clicar em qualquer arquivo ou programa que seja suspeito. Como boa prática apenas instale programas de sites conhecidos e confiáveis e jamais instale softwares piratas. O mesmo vale para os plugins e extensões de navegadores que, caso não sejam instalados da loja oficial do seu navegador, podem se tornar a porta de entrada para Malwares e vírus roubarem senhas ou até mesmo controlarem seu computador a distância.

3) Mantenha seu Sistema Operacional e Programas atualizados

Manter o sistema operacional e programas atualizados é essencial para qualquer usuário. Nas atualizações os fabricantes disponibilizam as últimas correções e melhorias de segurança que protegem seu computador de vírus e ataques digitais, tornando-o assim mais seguro e confiável. Quanto mais antigo for o sistema, maior a probabilidade de haver uma vulnerabilidade conhecida, e assim de ser facilmente explorada por qualquer hacker. Portanto, é muito importante validar se o seu sistema operacional, antivírus e navegadores estão com a opção de atualização automática configurada e periodicamente realizar a validação manual para verificar se as atualizações estão sendo recebidas com sucesso.

4) Bloqueie as Janelas pop-ups

Janelas de Pop-ups são muitas vezes usadas para distribuir Malwares e golpes de Phishing, que podem induzi-lo a digitar informações financeiras ou pessoais. É importante ficar atento se o seu navegador está exibindo excessivamente janelas pop-ups com propagandas ou até mesmo quando não está navegando na Web. Se isso ocorrer, tudo indica que seu computador pode estar infectado por algum Spyware ou outro tipo de vírus. Para manter sua navegação segura, desabilite a exibição automática de janelas pop-ups no seu navegador. Vale ressaltar que nem todo tipo de pop-ups são perigosos, portanto certifique-se de que está navegando em um site seguro e confiável antes de habilitá-las.

5) Tenha cuidado com E-mails e Mensagens de texto suspeitos

Os golpes de Phishing são uma ameaça constante. Os cibercriminosos utilizam várias técnicas de engenharia social para tentar enganar e induzir a vítima a divulgar suas informações pessoais, como usuário e senha de sistemas e até o número do cartão de crédito e chave de segurança. Desconfie de qualquer e-mail com: mensagem de texto que solicite informações pessoais ou financeiras, links e anexos contidos nas mensagens de fontes não confiáveis. Eles podem esconder algum tipo de vírus, que pode infectar automaticamente seu computador ou smartphone. Em caso de dúvida, entre em contato com os telefones e e-mails oficiais do seu banco ou instituição financeira para confirmar qualquer informação pessoal.

Ficou com alguma dúvida ou deseja receber consultoria especializada?

Fale com nossos especialistas https://www.3elos.com.br/info.php


 
 
 Rua São José, 90 - Sala 1301 - Centro
 Rio de Janeiro - RJ - 20010-020
 +55 (21) 2263-8135 / 99305-6056

 Linkedin 3Elos   Facebook 3Elos   Twitter 3Elos

Monitorado pelo WebWatch